Textos, Artigos e Capítulos de Livros

A televisão a favor da leitura e da escrita do mundo: a inconveniente hipótese do analfabetismo funcional múltiplo (2009). In: Fabiano dos Santos; José Castilho Marques Neto; Tania M. Rösing. Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global. (Com a participação de Affonso Romano de Sant'Anna; Alcione Araujo; André Lazaro; Ezequiel Theodoro da Silva; Fabiano dos Santos; Jeferson Assumção; João Alegria; Jonao Luiís Ceccatini; José Castilho Marques Neto; Júlia da Rosa Simões; Luís Augusto Fischer; Miguel Rettenmaier; Nanci Golçalves da Nóbrega; Paulo Becker; Regina Zilberman; Tania Rösing; Vitor Necchi)

 

Arte, mídia e hipermídia (2009). In: Tania M. Rösing e Miguel Rettenmaier. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo. (Com participação de Luiz Ruffato; Inimá Simões; João Alegria e José Luiz Jobim)

 

Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação (2008), em co-autoria com Rosália Duarte. In: Educação & Realidade (Dossiê Cinema e Educação). vol. 33, n. 1, jan/jun. (Com a participação de Ismail Xavier; Jacques Aumont; Jan Masschelein; Paola Narrati; Guacira Lopes Louro; Carlos Eduardo Albuquerque Miranda; Elí Fabris; Robson Loureiro; Jorge Vasconcelos; Marcelo de Andrade Pereira; Maria Cristina Franco Ferraz; Rosa Maria Bueno Fischer; Fabiana de Amorim Marcello; Laura Maria Coutinho)

 

Recepción infantil a programas de televisión con enfoque en lengua y literatura. Estudio prospectivo de la correspondencia para el Munda da Leitura (2008). In: Tania M. Rösing e Miguel Retenmaier. Lectura de los espacios & espacios de lectura. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo; Badajoz: Universidades Lectoras.

 

O consumo audiovisual culturalmente ativo na infância (2008). In: Rosália Duarte. A televisão pelo olhar das crianças. São Paulo: Cortez, 2008.

 

Abecê do reality show (2007). In: Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro. Televisão: entre o mercado e a academia II. Porto Alegre: Sulina.

 

Televisão: contar histórias das identidades e da convivência entre os diferentes (2007). In: Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural o Ministério da Cultura do Brasil. I Encontro Sul-Americano das Cultura Populares e II Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares. São Paulo; Brasília; Instituto Polis; Ministério da Cultura.

 

Identidade visual e construção da imagem (2006). In: Debora Garcia e Leonardo Machado. Anuário de programação Canal Futura 2005. Rio de Janeiro: Núcleo de Conteúdo e Desenvolvimento de Projetos; Canal Futura.

 

Reality show: breve exercício de circunscrição do gênero narrativo (2006). In: Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro. Televisão: entre o mercado e a academia. Porto Alegre: Editora Sulina.

 

Um sonho, um belo sonho: considerações sobre a gênese das relações entre educação e cinema no Brasil (2005), em co-autoria com Rosália Duarte. In: Revista Diálogo Educacional. Curitiba, vol. 5, n. 15, mai/ago.

 

Professor tem medo de computador?(2005). In: Revista Nós da Escola, ano 3, n.25. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação.

 

Ler um livro ou ver TV? (2005). In: Revista Nós da Escola, ano 3, n.24. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Educação.

 

Decifra-me ou devoro-te (2005). In: Caderno Cedes. Campinas, vol. 25, n. 65, jan/abr.

 

O menino que se apaixonou pelo dinossauro cor-de-rosa (2004). In: Multirio. Conversa de crianças, Livro 2. Rio de Janeiro: Multirio.

 

A fada dos doces (2003). In: Revista Ciência Hoje das Crianças. vol. 134, abril.

 

Prevenção e Mídia: a linguagem audio-visual (1998). In: Carmen F. Lent e Alexandre do Valle. Desafios da Prevenção. Rio de Janeiro: Banco de Horas. (Com participações de Cristina Pimenta; João Alegria; Paulo Henrique Longo; Regina Ferro do Lago; Veriano Terto Jr.)

Livros

  

Telejornalismo educativo e produção em rede (2012). O livro sintetiza a experiência em construção no Núcleo de Jornalismo do Canal Futura, que busca novas maneiras de pensar e fazer comunicação pública de qualidade. Clique para baixar o livro em PDF.

 

Manual do Defensor do Planeta (2010). Co-autoria com Rodrigo Medeiros. Rio de Janeiro, Casa da Palavra. (Ficção infanto-juvenil. Um garoto chamado Theo, após vários revezes em sua vida pessoal, muda-se de cidade e se vê na situação de reconstruir sua vida e relacionamentos. Conheça o BLOG do defensor do planeta) COMPRAR PELA INTERNET

 

 

Come-Come, pais e filhos na cozinha (2002). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (O livro traz receitas simples para juntar toda a família na cozinha - adultos e criança. Traz, também, brincadeiras, histórias e atividades relacionadas aos alimentos, além de dicas sobre como aproveitar melhor os ingredientes e os pratos preparados. Acompanha um glossário de termos aparentemente indigestos na cozinha, como polvilhar, untar, banho-maria e vários outros. Ilustrações de Glenda Rubinstein.) COMPRAR PELA INTERNET

 

Na fazenda do Chico Marreco (2000). Rio de Janeiro, Editora ArteEnsaio. (Poesia. Coletânea de poemas infantis do autor, que abordam o universo rural brasileiro, modos de vida, plantas e animais do quintal e da fazenda.) COMPRAR PELA INTERNET

 

Todos os verões do Rio (2000). Rio de Janeiro, Editora ArteEnsaio. (Trata-se de crônicas e textos sobre a Cidade Maravilhosa organizados por João Alegria. São textos de Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Miguel Paiva, Stanislaw Ponte Preta, Carlos Eduardo Novaes, Zuenir Ventura, Luis Carlos Maciel, Sérgio Augusto. Tudo mesclado de belas fotografias da Cidade do Rio, Antigas e novas) COMPRAR PELA INTERNET

 

O Coração do Brasil (2000). Rio de Janeiro: Editora ArteEnsaio. (Contos. O espaço imaginário do cerrado brasileiro com seus personagens típicos. O livro é ilustrado com fotografias de Gustavo Malheiros.) COMPRAR PELA INTERNET

 

O Livro das Gentes (2000). Rio de Janeiro: Editora ArteEnsaio. (Fotografias de tipos humanos presentes no Brasil pela ótica de diferentes fotógrafos e documentaristas.)