O Futura e as Televisões Universitárias

21/01/2015 15:46

Com Thais, Coordenadora da UPF TV, em frente ao carro da emissora.Uma das áreas de atuação mais interessantes do Futura é o relacionamento com Universidades. Atualmente o Futura tem parceria com mais de 30 universidades no Brasil. Com elas realiza diferentes projetos, buscando atuar com tantas áreas quantas sejam possíveis nas universidades. Professores e pesquisadores são garantia de conteúdo de qualidade na grade do Futura. Os estudantes renovam a experiência de ver TV e ensinam sobre novas estratégias de produção audiovisual, as TVs compartilham produções locais na tela nacional do Futura, enriquecendo a programação do canal, que se multiplica em temas e pontos de vista.

Vez por outra temos a oportunidade de deixar para trás a sede do Futura no Rio de Janeiro e cair na estrada, para estar com os parceiros universitários. É sempre uma experiência interessante, que nos leva a repensar nossas práticas e opiniões. Nos mais de dez anos de relacionamento com as Universidades, o Futura foi contaminado pelas ideias e questões trazidas pelos colegas dos quatro cantos do Brasil, que trabalham nessas instituições de ensino.

Aqui na foto desse posto eu apareço ao lado da Thais, coordenadora da UPF TV, a TV da Universidade de Passo Fundo.

Há muito o que dizer do a Universidade de Passo Fundo. Primeiro que ela se situa numa das regiões mais dinâmicas do Rio Grande do Sul, a cidade de Passo Fundo é um pólo regional, econômico, social e cultural. É a Capital da Literatura, onde acontece há decadas a Jornada Nacional de Literatura, um evento surpreendente que reúne escritores brasileiros e internacionais para um encontro com milhares de pessoas. É o berço do projeto Mundo da Leitura, que produz um programa de mesmo nome para ser exibido no Futura, uma referência em educação literária para crianças. É lá que trabalha, dentre inúmeros outros, o professor Adriano Canabarro, defensor do ensino de programação computacional na escola, desde a educação infantil, antes que as crianças se alfabetizem.

Por essa pequena pitada, já dá para entender o porquê de manter parcerias com a universidades.

A visita a Passo Fundo, nesses últimos 2 dias, me fez recordar de todas universidades parceiras do Futura e me sentir orgulhoso de fazer parte disso.

Conheça também a Associação Brasileira de Televisão Universitária - ABTU.

Voltar